Pingar
E andamos nós a controlar o que metemos à boca para depois chegar ao Natal e estragar tudo?!
Nop... nem pensar!!!!
E o segredo para não engordarmos 2 a 3kg no período das festas é.... não petiscar!!!!
Isso mesmo, entre o dia 26 e o dia 31, não deixem nas mesas ou na cozinha o que sobra do Natal. Vamos fazer um exercicio.. a realidade é esta, em todas as casas entre o Natal e a passagem do ano, há sempre uma mesa com sobras, de bolo rei, de bolo rainha, de rabanadas, de sonhos, de frutos secos, de pudim, de aletria, e de outras inúmeras coisas que se fazem nesta altura e que são uma tentação ao mais alto nível, principalmente para quem gosta de doces e não consegue resistir!!
A solução é tirar tudo da mesa e guardar ou congelar, ou distribuam entre os vossos amigos e familiares que passaram o Natal convosco, o importante é deixar as mesas e balcões limpos de tentações! No caso de não estarem em vossa casa, procurem evitar ao maximo passar por esse local.. heheh
Durante a semana intermédia, mantemos o nosso plano de alimentação, evitamos a fruta (doce), e se possível fazemos o plano de fase inicial, muita proteína e saladas. Não esquecer de beber água e se possível, com drenante!
Mas nem tudo é mau, temos que ter um incentivo para que resistir à tentação seja mais suportável...
Jantares de 24 e 31, e os dias completos de 25 e 1, são livres!
Estamos livres de comer tudo o que nos aparecer à frente, sem remorsos e preocupações!
E a verdade é que se cumprirmos com este esquema, Resulta !!!
Posso-vos adiantar que no meu caso, apesar de ainda não ter ido à consulta, tive um aumento de peso de 500grs! O impensável aconteceu, comi tudo o que me apeteceu, e mais que houvesse, e não engordei como em anos anteriores, para mim foi uma prova superada!
Estamos sempre a aprender!
Olá minha gente,
Eu sei que não tenho aparecido desde o ano passado, e irei falar sobre os meus 15 dias de festas, no entanto, antes de o fazer, terei que partilhar os mais recentes excluidos da lista, Brócolos e Iogurtes sólidos!
Como ja tinha partilhado anteriormente, há diferentes alimentos que fazem o nosso corpo reagir de forma diferente quando os consumimos, e se para mim fazem engordar, ou não emagrecer, para outras pessoas a reação poderá não ser a mesma, e daí ser importante estarmos atentos ao que o nosso corpo nos "alerta"!
No meu caso, com os brocolos e com o iogurte sólido, já tive a oportunidade de testar em diferentes periodos, fazem com que não consiga emagrecer e faz com que engorde, respectivamente. Posso partilhar que durante a semana em que inseri os iogurtes solidos, naturais não açucarados ou de aroma, na minha alimentação diária, engordei 1kg. Desde muito cedo que são permitidos os iogurtes no meu plano de alimentação, no entanto optei sempre pelo Leite e pelo queijo, não esquecendo que apenas são permitidos 2 lacticinios por dia. E ainda bem que o iogurte sempre ficou de parte, já que na semana que o inseri, abdicando do queijo, tive um aumento de peso, e por sinal, bem significativo.
No caso dos brócolos, eu não engordo, mas o meu corpo não parece gostar muito deste alimento,e por consequência, o meu peso fica estagnado. Não engordo, mas tenho uma perda de peso minima ou então não emagreco de todo!
Portanto, são dois ingreditentes que posso excluir da minha alimentação, ou pelo menos, reduzir significativamente o seu consumo. E vocês, sabem se estes alimentos vos são indiferentes? ;-)
Depois de duas semanas a experimentar os jantares de fruta, o meu corpo reagiu muito bem! Voltei a ter resultados, tanto a nivel de perda de peso como de redução de volume, menos uns cms! Tudo conta... :)
Damos agora uma pausa na fruta, e introduzimos 3 jantares de sopa em conjunto com um novo alimento: Abóbora!
E vamos ver como o corpo reage.... pois é, engordei! :( E o que aconteceu? Eu explico...
Não é que o aumento de peso tenha sido significante, mas ,para mim, 300grs é um alerta! É verdade que houve uma mudança de temperatura, e há a possibilidade de uma retençãozita de liquidos "in the house", mas .... eu "boto" para a abóbora!
Fiz 3 jantares de sopa de abóbora com alho francês, e tendo em conta que comecei a emagrecer ainda no inicio de verão, não me parece que seja uma retenção de liquidos mas sim uma reação ao novo alimento que inseri na alimentação.
Assim sendo, vou colocar a abóbora de lado por uns tempos, e mais tarde, quando voltar a fazer jantares de sopa, voltarei a experimentar e nessa altura tiramos as teimas! :)
A minha média, de perda de peso, tem sido 1kg por semana, estamos num bom caminho!
E se como eu, também engordaram, não percam o foco, o corpo irá sempre reagir de forma diferente às "ameaças" do exterior! Mantenham a postura, continuem a comer proteina, não se esqueçam da gelatina e bebam muita água!
"Just keep swimming.." ;)
As frutas e determinados legumes, não fazem parte do nosso plano alimentar, pelo menos no inicio! Como o nosso objectivo é aprender a comer, e procurar saber que alimentos é que estão aptos a serem consumidos pelo nosso corpo, temos que inicialmente restringir grande parte deles, e depois , gradualmente, introduzi-los novamente.
Neste momento, a fruta ainda não faz parte da minha alimentação, e por isso, resolvemos testar o que acontece se a introduzirmos no nosso plano. E assim foi, introduzimos 2 jantares só de fruta, isto é, duas vezes na semana o meu jantar é só fruta (1 só tipo) sem limite, até me sentir saciada.
No meu caso, optei por comer Abacaxi e Ameixas (1ªsemana), Ameixas e Morangos ( 2ªsemana).
E resulta..!!!! O objectivo principal deste "exagero" é encher o nosso corpo de uma quantidade excessiva de açúcar, por forma a que este choque faça com que o corpo expulse tudo o que está em excesso e isto resulte numa perda de peso. No meu caso, na primeira semana o meu corpo reagiu bem, em termos de perda de peso e volume. No entanto senti que, ou pelo excesso de fruta ou pela acidez da mesma, fiquei um pouco enjoada e a reação imediata não foi de todo a melhor.
Neste momento, já durante a segunda semana de choque de fruta, sinto que o corpo já não reage da mesma forma, já se tornou mais facil fazer e terminar o jantar de fruta, sem que me sentisse indisposta.
É nestes pequenos testes que nos apercebemos que o nosso corpo funciona por habitos. Se no inicio do plano, deixar de comer fruta foi dificil, nesta fase já é o contrario. O meu corpo já não está habituado à fruta, ao açúcar, e tem uma reação completamente diferente da inicial.
Eu sinto que o importante é conhecermos bem o nosso corpo, e compreender que de facto há diversos tipos de alimentos que podem ser dispensados da nossa alimentação, e que por incrivel que pareça, o nosso corpo vai agradecer! :)
Temos que saber comer e cuidar de nós!
;-)
Começar um plano de re-educação alimentar, e logo de seguida avançar para uma semana de férias, é , aparentemente, uma missão impossivel. No meu caso, fui-me "enfiar" numa semana com meia-pensão incluida, o que à partida me iria limitar a possibilidade de escolha na hora das refeições. No entanto, o facto de ter à disposição um buffet ao pequeno-almoço e ao jantar, ajudou a que o meu leque de escolhas fosse bem mais abrangente e me possibilitasse fazer opções mais acertadas.
E assim foi, durante uma semana tive que aprender a controlar a minha vontade de "depenicar" tudo o que eu mais quisesse comer, saber controlar quantidades e saber escolher conjuntos de alimentos que para além de me saciar me conseguissem manter sem fome por mais tempo.
Os pequenos almoços foram preenchidos da seguinte forma:
- 2 fatias de pão escuro (felizmente o buffet apresentava sempre uma grande variedade de pão)
- 1 chavena de leite com café (aprox. 200ml)
- Fiambre e chouriço de peru (SL)
- Fatias de Queijo fresco (aprox. o equivalente a 1 unid.)
- Claras de ovos cozidos (SL)
... uma vez que não tinhamos o almoço incluido, procuravamos tomar o pequeno-almoço mais tarde, e claro, comermos o suficiente e equivalente a um almoço reforçado. Neste caso, as proteinas foram o meu melhor amigo. Os alimentos SL (sem limites) são sempre os preferidos, podemos comer sem limite e ajudam a que a fome se mantenha "longe" por muito mais tempo.
Ao Lanche, tinha sempre uns ovos cozidos no mini-bar e uma maça (que tinha trazido do buffet) e era o suficiente para me manter alimentada e ao mesmo tempo não me "atrasava" nos mergulhos.
E os Jantares eram sim, os meus maiores inimigos... pensava eu! Com jantares temáticos no menu, tornava-se complicado conseguir prever o que iria escolher para encher o meu prato...
Em algumas das noites, foi muito tranquilo, mais uma vez as proteinas (enchidos de carnes brancas, carnes grelhadas, carnes assadas,..) foram o meu refugio, acompanhadas de saladas e verduras. E claro que não iria abdicar da minha sobremesa, afinal de contas, férias são férias, e deliciei-me com as gelatinas. É o suficiente para enganar o cérebro!
Nos jantares temáticos, como italiano e mexicano, onde as massas predominam e os pratos condimentados perfumam a noite, é sempre complicado de prever uma escapatória a tanta tentação. E admito que apesar de a vontade de comer massa, que é sem duvida um dos meus maiores prazeres/pecados, ser enorme, no momento senti que realmente tinha mais olhos que barriga, e terminar o prato tornou-se mais dificil do que o previsto!
E sim comi massa, e também nesse dia me permiti alguns doces, dos verdadeiros!!! E porquê? E não engordei?.. Porque me foi apresentado um grande "amigo", e não, não engordei, aliás, até consegui perder peso durante as férias.
O "bloqueador" é o meu novo Bestfriend, é com ele que eu vou de férias, é com ele que eu vou aos jantares, aniversários de amigos/familiares e casamentos, é ele o meu fiel companheiro nos dias das patuscadas. Com ele, permito-me fazer o meu dia da asneira, em que como algo que não me é permitido e que não me deixa com sentimento de culpa.
O seu papel é bloquear a absorção de grande parte das gorduras, hidratos e açucares, e ajudar-me assim, a não estragar todo o esforço de uma semana.
Tenho a confessar que, durante as férias usei o meu amigo, umas duas vezes. No entanto, considero que o que comi nesses momentos, não foi nem de perto nem de longe, semelhante ao que eu comia antigamente. Sinto que o meu corpo já não "aprova" determinados alimentos/conjugações e que o meu cérebro já não se "ajoelha" por determinadas loucuras!
Foram umas férias maravilhosas, passadas sem fome e sem gula. Consegui comer saudável e melhor de tudo, consegui perder peso/volume, algo que antigamente acontecia precisamente o contrário.
A re-educação está, sem duvida, a mostrar resultados! :)
Platô; pequena extensão de terreno plano situada numa ligeira elevação.
E no inicio é dificil? É !!! Mas resulta? Sim!!! No entanto..... Em todo o corpo, sempre que há uma reeducação do nosso plano alimentar, sempre que mudamos a nossa forma de comer, e o que comemos, o nosso corpo reage, e bem rápido!! Perder uns centímetros/kgs, logo nas primeiras semanas, é um mimo, sentimo-nos bem com os resultados, e claro, o nosso esforço valeu bem a pena!!
Mas.... sim, há sempre um MAS!!...Mas, o nosso corpo, por norma, não acha muita piada ao facto de estarmos a perder volume/peso tão rápido, e como forma de se proteger, começa a reservar-se, há uma redução do metabolismo, e é aí que "elas mordem"! Passamos a semana toda a controlar o que comemos, a fazer tudo direitinho, a contar os dias para sabermos os nossos resultados, e no momento da verdade.... levamos com o Platô!!! Uma tristeza... :-(
Uma semana inteira que, para quem está em guerra, é sentida como uma batalha perdida! O ponteiro da balança não mexeu, ou sendo mais especifica, o electrónico não baixou nem uma vírgula! Este tipo de "acontecimento" pode ser um factor de desmotivação, comecamos por duvidar se realmente "isto" vai resultar, se vamos conseguir fazer mais uma semana com o platô às costas, é dificil....
...Muito dificil! Na minha opinião, esse tal platô serve, também, para nos testar, se conseguirmos sobreviver a ele, então estamos prontos para a guerra, e venham as batalhas todas, que com toda a certeza as vamos conseguir superar. Não devemos descer da balança com sentimento de derrota, temos que pensar mais além, temos que pensar que o nosso corpo funciona, o nosso modo de sobrevivência foi testado, e passou no teste com medalha de ouro! O nosso corpo entrou em modo de sobrevivência, soube reduzir o nosso metabolismo, e isso é bom, estamos preparados para uma aventura numa Floresta Tropical, ou para a subida ao Monte Everest ! :-) ... Nota 10, para o nosso corpo! :-)
O nosso corpo está de Parabéns! E venha a proxima semana...
Rodizio Brasileiro, sim é um SL ! Dá para acreditar? ;-)
Pois é, lembram-se? As proteinas são SL, sim, nós podemos comer rodizio brasileiro sem nos sentirmos em pecado! Que pensamento mais libertador... hehehe .... Passo a explicar!
Não é por estarmos numa fase em que temos de limitar alguns alimentos, que nos temos de privar das coisas boas da vida! Sim, ainda há esperança, ainda conseguimos fazer jantares entre amigos, a nossa vida social não precisa de ficar em segundo plano! Com uma ida ao Rodizio, nós conseguimos parecer "normais" e não seremos aquela personagem que só come verdes e peixe cozido! hehehe
No Rodizio podemos comer todas as carnes, porco com moderação, desde que se retire as gorduras! Claro que o arroz, o feijão e a farofa terão de ficar para outro dia, mas com um buffet de saladas frias, conseguimos fazer um jantar bem equilibrado, e tendo em conta que a Picanha é um alimento Sem Limite, será dificil sair deste jantar a sentirmo-nos desconsoladas ou até mesmo com fome.
Para quem gosta, aproveitem esta dádiva de Deus, sim porque é muito raro um plano de alimentação saudável nos permitir comer carne sem limites, é o apocalipse das dietas! heheh
;-)
Voltamos à escola!!!
Sim, ao fim dos primeiros 3 dias, começamos o processo de aprendizagem! Começamos a aprender que o nosso corpo precisa de cumprir horários. O nosso corpo necessita de se regrar, e perceber que apenas irá "comer" o que é permitido, e que na realidade é exactamente apenas aquilo de que ele necessita.
Assim sendo, temos uma listinha de alimentos que são Sem Limites (SL).
As proteínas, juntamente com as gelatinas, são as nossas melhores amigas! É com elas que vamos conseguir combater a nossa "fomeca" diária, e claro, aumentar ou manter (já vai depender do que pretendem) a nossa percentagem de Massa Magra (MM). As gelatinas, para além de nos ajudarem a "tapar buracos", são o nosso docinho para sempre permitido.
"My new BestFriend, Forever and Ever" :)
Claro que há outros alimentos permitidos, mas também há os Proibidissimos!!! E é desses que me tenho de manter bem afastada! Hidratos de Carbono, sim as tão deliciosas massas, batatas fritas, pizzas, entre outros, terão de ficar na prateleira nos proximos meses. Sim eu sei, é uma discriminação o que está acontecer na minha cozinha, mas é por uma boa causa, o meu Corpo vai agradecer, e muito! ;-)
Neste momento, a minha felicidade diária traduz-se em duas fatias de pão, bimbo 8 cereais, e posso-me deliciar com até 200ml de Leite com café (sem açucar)! O meu pequeno-almoço tem que me deixar feliz logo pela manhã, caso contrario seria muito dificil, para mim, aguentar este novo plano! Posso cortar em muita coisa, mas o meu pãozinho e o meu leite com café não pode falhar, e saber que o posso comer, fez o meu dia!
;-)
E é quando achamos que o nosso corpo não aguenta, e que a nossa mente não vai permitir tamanha "loucura", que nos deparamos com uma capacidade imensa de adaptação e "sobrevivência"!
Pois é, o nosso corpo depois de um periodo de "o que raio estás a fazer comigo?", começa a achar que comer apenas fruta e legumes é de facto o melhor manjar dos Deuses.
Inicialmente, tudo é novo, a vontade de cumprir à risca torna, a meu ver, tudo mais facil, e sim, sou invencível e vou conseguir aguentar sem dificuldades.
Mas logo a seguir a nossa mente fica "aborrecida", outra vez fruta?? Onde andam todos aqueles petiscos que costumavam "cá entrar" ?!...E é aí que entramos em revolta, o nosso humor desce drasticamente, ficamos especialmente sensíveis, e não, não é nada facil aceitar que os outros podem comer tudo, enquanto eu encho o meu corpo com verdes.
É nestas alturas que ter um pilar de apoio se torna essencial. É nas alturas em que nos apetece fugir da regra e trincar algo que é proibido, que o nosso pilar nos segura, nos distrai e nos dá força para resistir à tentação.
Por cá, o meu pilar foi implacável. Nem tive tempo de pensar em pecar....
Depois da tortura do primeiro dia, o corpo reage de forma diferente, e ver os que nos rodeiam, a comer "normal", já não nos afecta. Os dois dias seguintes foram calmos, é como se tivesse feito uma dietox à mente! Ficamos com os pensamentos mais "limpos" e a força para continuar voltar a emergir.
Não é de todo uma fase facil, se voltava a repetir? Sim! O nosso corpo precisa destas limpezas, e a mente também agradece.
Mas...a minha vontade não é suficiente, sem o meu Pilar não sei se iria conseguir. Ter alguém que acredita em nós, faz-nos ganhar força nos momentos em que nos sentimos mais vulneráveis.
Não se esquecam, arranjem um bom pilar de apoio, e mais tarde vão agradecer-me! heheh
...... Obrigada por todo o apoio, F(oste) M(aravilhoso)! ;-)
E comecei com 3 dias dietox!
Foram 3 dias a comer fruta e legumes, à unidade ou aos pares, inteiros ou triturados, na quantidade que desejasse. Tenho a dizer que ao fim do primeiro dia já não conseguia ver mais fruta à minha frente. A minha salvação foi as papas da minha mãe! Sim, tive o privilégio da companhia da minha mãe nesses dias, e como tal consegui que alguem fizesse a "mistela" por mim, o que tornou o percurso muito mais facil de suportar. E tenho a dizer que as "mistelas" dela são TOP!!! ;-)
É sem duvida uma fase muito dificil, é realmente um choque, mas de facto é mesmo esse o propósito! Encher o nosso belo do corpinho com açucar durante 3 dias, já que nos 4 dias seguintes iria fazer o oposto, e criar um "choque"! Fora com as frutas e fora com os legumes, pelo menos aqueles que são totalmente proibidos!
Uma loucura, que parece ter resultados! :-)